Historieta
Início da década de 1970. A Ebalinformava aos seus leitores, por meio da seção Notícias em Quadrinhos, que os aficionados pelo gênero, cada vez mais, participavam ativamente desse mercado. Nos Estados Unidos, os fanzines, feitos por fãs para fãs, aumentavam o espaço conquistado. No Brasil, Edson Rontani, em Piracicaba, lançava o Boletim Ciência Ficção Alex Raymond, considerado o primeiro zine nacional.
Abraçando a idéia, o gaúcho Oscar Kern, grande apaixonado por quadrinhos, resolveu "botar a mão na massa" e, em 1972, lançou oficialmente o primeiro número do fanzine Historieta, que, antes disso, teve publicadas algumas edições mimeografadas. O título é muito mais que um zine – praticamente uma revista em quadrinhos, das grandes, formato horizontal (21 x 33 cm), variando de 28 até 128 páginas por edição.
Não foram poucos os talentos das HQs nacionais que participaram do Historieta. Watson Portela (um dos mais assíduos colaboradores), Mozart Couto, Emir Ribeiro, Renato Canini (com o Dr. Fraud e outros trabalhos) e muitos outros passaram pelas páginas do título.
VOCE PODE LER A MATERIA COMPLETA NO SITE DE ORIGEM
Comentarios